Levantamento Topográfico?

13-06-2021

O que é um Levantamento Topográfico?


Um conjunto de métodos e de técnicas que, através de instrumentos topográficos adequados ao rigor pretendido, possibilita a representação geométrica de uma parcela da superfície terrestre, com rigor e aproximação necessários. Para tornar possível essa representação, será necessária a determinação de coordenadas planimétricas dos pontos representativos dos elementos do terreno, bem como a determinação de um terceiro elemento coordenado, cota ou altitude ortométrica (ou simplesmente altitude), de forma a efetuar a representação do relevo. 

Hoje em dia apenas se recorre ao chamado método clássico de levantamento, ou seja, medição direta de distâncias no terreno usando instrumentos topográficos (por exemplo estações totais), para pequenas áreas e escalas normalmente superiores a1:500. Para escalas inferiores, adotadas para áreas maiores, é utilizado o método aéreo-fotogramétrico, que é um método remoto, que recorre a medições indiretas sobre fotografias aéreas. 

O levantamento de campo é feito para obter a localização de objetos naturais artificiais, como por exemplo, infraestruturas ou estruturas e para a determinação do relevo de uma pequena porção da superfície terrestre. Este trabalho pode ser feito com base em pontos isolados, ou com base em pontos dispostos em rede triangular. Quando o trabalho a realizar envolve áreas maiores, a curvatura da terra torna-se um elemento relevante em termos de cálculo de distâncias, nesse caso, utiliza-se o termo "Geodesia" em vez de "Topografia". 

Atualmente, e em alternativa aos instrumentos topográficos, pode ser usado o sistema Global Navigation Satellite System (GNSS). O uso do sistema de navegação por satélite em trabalhos de levantamento pode ser integrado com um equipamento denominado de Estação Total, tirando partido das potencialidades dos dois tipos de aparelhos.